Image Slider

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Review: Arrow 3x09 - "The Climb"

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Climb", exibido no dia 10/12/14. 


A tão esperada mid-season finale chegou, resolvendo alguns assuntos pendentes e abrindo novas ramificações de história.

thea queen 3x09

Como todo mundo já especulava e sabia há um tempo, a League of Assassins chegou em Starling City dando um ultimato para Oliver: encontre o assassino de Sara em 48h ou mataremos um monte de gente inocente só para passar uma mensagem. É claro que o Team Arrow já queria encontrar o assassino, tinha até pedido para a Caitlin investigar o DNA lá, mas Nyssa pensou que faltava um certo incentivo, já que eles andavam distraídos com essa coisa de proteger a cidade e tudo mais.

Realmente, depois disso foi bem fácil descobrir quem foi. Felicity fez uma comparação do DNA na flecha com os da polícia e descobriu que foi o... Oliver. Obviamente, o primeiro instinto deles é de que alguém implantou o DNA lá, já que é claro que Oliver não matou a Sara, logo eles pensam em Malcolm, afinal isso faz bem o perfil dele. Investigação para cá e para lá, eles descobrem que Malcolm estava sim em Starling no dia do assassinato da Sara, mas não estava sozinho: Thea estava lá.

Finalmente, Oliver fica sabendo sobre a Thea, já era hora! Oliver não tem o mínimo direito de julgar a Thea por guardar segredos, visto que ele ainda nem contou pra ela que é o Arrow, mas isso não o impede. Ele fica lá chocado por ela estar mentindo na cara dura que não esteve em Starling. Diggle e Felicity são mais espertos, e logo jogam a possibilidade de ser a Thea a assassina. Oliver não quer acreditar que a irmãzinha seja capaz disso, mas a visita como Arrow e descobre sua nova habilidade de lutar.

Acabou que Thea é a assassina de Sara. Não sei como me sinto sobre isso. Todo mundo que leu minhas resenhas sabe que odiei a morte da Sara por quão desnecessária ela foi e, honestamente, isso não ajudou em nada. Thea matou a Sara sob a influência de uma droga, dada pelo Malcolm. Por quê? Para que o Malcolm pudesse chantagear o Oliver agora para se entregar para a liga, e então matasse o Ra’s por ele.

Sei lá. Não achei um motivo bom o suficiente para matar a Sara, você pode argumentar que nenhum motivo seria bom o suficiente, o que é verdade, mas dentre as possibilidades esse foi um bem ruim.

maseo arrow 3x09


De qualquer forma, o Malcolm calculou muito bem tudo, porque Oliver fez exatamente o que ele esperava. Será que Malcolm entregaria mesmo a Thea assim para o Ra’s al Ghul? Sabendo como ele tratava o Tommy, eu não deveria me surpreender, mas ainda assim. De qualquer forma, não importa se ele realmente entregaria ou não, mas sim que Oliver acredita que ele seja capaz. E é óbvio que ele não vai deixar a irmã ser morta assim, principalmente porque ela não teve culpa em nada disso, já que estava drogada e nem se lembra de ter cometido o crime. Fico imaginando se algum dia as memórias dela vão voltar, que nem aconteceu com o Roy. Espero que ela descubra eventualmente.

Sem chances de entregar o verdadeiro assassino, Oliver diz que foi ele quem matou a Sara e desafia Ra’s para um duelo. Acho que todo mundo ali sabia que ele não tinha matado mesmo, porque sua desculpa foi bem ruim, mas isso não importa muito para a Liga, alguém tem que pagar o preço pela morte da Sara, mesmo que não seja o assassino de verdade.

Preciso notar que o Maseo, aquele amigo/mentor do Oliver nos flashbacks dessa temporada, aparentemente se juntou à Liga. Eu não falo nunca dos flashbacks na resenha, porque não costumo ligar para eles, para mim só servem para dar um insight e fazer um paralelo com os eventos atuais. Mas no episódio de hoje eu até achei interessante, por incrível que pareça! A mulher e o filho de Maseo são atacados, por causa de um erro (mais ou menos) dele e do Oliver. No presente, dá a entender que os dois morrem, o que me deixou muito triste, porque eu gostava deles. Por favor, não matem crianças! Depois disso, Maseo foi para Nanda Parbat, onde ganhou um outro nome e tudo mais. Eu gosto dele como personagem, espero que o vejamos novamente!

Depois de Oliver desafiar Ra’s, ele recebe a localização, precisa subir uma montanha e depois eles lutam sem camisa, porque, né, com camisa não dá. Eu não costumo gostar de cenas de luta, simplesmente porque as considero muito repetitivas e entediantes, por mim poderia passar um “E eles lutaram” em uma tela preta e passar para o pós-luta direto. Dito isso, essa foi uma cena interessante, uma boa luta e tudo mais.

arrow the climb

Mas o que realmente me surpreendeu foi o final: Ra’s ganha. Quer dizer, não é surpreendente, mas ele realmente mata Oliver. Enfia a espada no peito dele e depois o joga da montanha. Temos até uma cena de todos momentos importantes de sua vida passando diante de seus olhos, incluindo momentos família e a Felicity. Eu fiquei chocada encarando a tela. Acredito que tenha sido uma boa coisa para Arrow fazer seu protagonista morrer, mostrando que mesmo depois de todo esse seu treinamento e saber "pelo o que ele está lutando", Oliver ainda não é páreo para Ra's al Ghul. Isso provavelmente vai ser só na season finale mesmo.

É óbvio que Oliver não vai morrer para sempre, a série inteira é sobre ele, então não estou preocupada com a sua saúde. Mas eu estava esperando que ele fosse ficar muito ferido, eles o deixassem para morrer e alguém fosse salvá-lo, com uma medicina milagrosa ou algo do tipo. Mas eu pensei que fosse ser de um jeito acreditável, não há milagre que faça Oliver sobreviver a isso.

A hipótese mais aceita sobre o que aconteceu é que o Oliver morreu mesmo, mas será trazido de volta através do Lazarus Pit. Algumas teorias ainda dizem que vai ser o Tommy que vai ajudá-lo. Eu particularmente acho que se fosse para trazer algum personagem de volta dos mortos, que fosse a Sara e não o Tommy, mas também amo ele, então estarei feliz. O que importa é que para todos os fins, Oliver Queen morreu pelos próximos três episódios.

Mas calma que no episódio 14 ele está de volta, em “The Return”. O que realmente me interessa é como ele vai voltar, não sei muito sobre o Lazarus Pit, mas ouvi dizer que nem sempre as pessoas voltam como elas eram, alguns efeitos colaterais podem ocorrer. 

laurel lance 3x09

Bom, não foi só isso que aconteceu no episódio, apesar de ser o que realmente importa. Também tivemos uma parte centrada na Laurel e na mãe dela, em que Dinah usa seus poderes maternos e descobre sobre a Sara. Finalmente!! Estava cansada de ninguém contar para esses pais que a filha estava morta, jesus. Ainda não contaram para o Quentin, o que me deixa chateada. Também dá uma indicação de que Laurel vai acabar descobrindo sobre Thea, e não vai ser tão receptiva à notícia quanto Oliver foi.

Também foi muito fofo o Oliver se despedindo do Team Arrow. Teve abraço com o Roy e tudo. A conversa entre Oliver e Felicity foi ótima também, mas partiu meu coração, porque ela vai acreditar que ele está morto. Foi linda, mas não sei se eu daria 9/10 que nem o Marc anunciou que seria. Teria que pensar um pouco mais sobre o assunto.

Agora veremos todo o Team Arrow lidando com a morte do Oliver (que eles vão ficar sabendo), tentando se reestruturar depois disso, seguir com a vida. Laurel vai tentar ser Black Canary, o que não vai dar muito certo e vai ser bem chatinho de se ver. Gosto de drama, mas tem que ser bem feito.

O Melhor:
+ O final, wow.
Despedidas de Oliver
+ Resolução do caso da Sara
+ Oliver finalmente sabe que Thea estava com Malcolm

O Pior:
- Thea sendo a assassina da Sara
- Ray Palmer, como sempre. Ninguém liga se sua noiva morreu, Ray, todo mundo perdeu alguém nessa série, isso não te torna especial. Temos coisas mais importantes para nos preocupar.

Nota: 8,0


Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

14 comentários:

  1. " Ninguém liga se sua noiva morreu " KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Como sabe dos futuros episodios se nao foram lancados? "The return" - guilherme arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nomes costumam ser divulgados antes. Minha especulação de que o Oliver voltaria nesse episódio foi só isso, uma especulação baseada no nome e em entrevistas que os escritores/produtores deram falando sobre os próximos episódios, e levando em consideração que eles não podem ficar muito tempo sem o protagonista.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Você sabe que dia que a série retorna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. semana que vem, dia 21/01 (nos estados unidos)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero que o Oliver morra logo para eles já introduzirem o Connor Hawke como Arqueiro Verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, você está na série errada então, porque o oliver é o protagonista e isso nunca vai acontecer, até mesmo porque o connor já foi estabelecido no universo alternativo de LOT, então não poderia acontecer tão cedo ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
    2. Desculpe, Flavia. Mas, esqueceu que teremos o Flashpoint, então o Connor pode aparecer na terceira temporada de The Flash

      Excluir
    3. Meio difícil, porque como o Connor foi estabelecido como o John Diggle Jr. em LOT - em um futuro alternativo - não faria sentido ter outro Connor no mesmo universo.
      Além disso, pde até aparecer um Connor no flashpoint, mas o flashpoint não vai durar muito tempo, por motivos óbvios, e quase com certeza não vai afetar Arrow.

      Excluir
    4. Mais afetou sim! O Connor nasceu! E Ele é muito fofo! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

      Excluir
  7. "Ninguém liga se sua noiva morreu, Ray, todo mundo perdeu alguém nessa série, isso não te torna especial. Temos coisas mais importantes para nos preocupar."
    *tem como falar algo mais foda do que isso ???? com certeza nao

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1