Image Slider

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Review: The Flash 3x23 - "Finish Line" [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "Finish Line", exibido no dia 23/05/17.

the flash 3x23

Iris não morreu! Como eu torcia para acontecer – mas tive medo de que não fosse – a morte dela foi apenas uma força, e quem morreu na verdade foi HR. Como assim? Depois de revelar onde ela estava, HR se sentiu culpado, procurou Iris, a encontrou e conseguiu de trocar de lugar com ela, com a ajuda daquela tecnologia dele de trocar de identidade. Fiquei feliz!

Honestamente, não podia me importar menos com o HR. Desde sempre venho dizendo que nenhum Harrison Wells fica por mais de uma temporada, então não esperava que ele fosse durar muito mais, e ele me irritava um pouco, então sua morte não me abalou. Vai com Deus, não vai fazer muita falta. Daqui pouco vem outro Harrison Wells para ocupar o lugar, por mim podia vir o Harry mesmo, que até agora foi o melhor deles na minha opinião.

Só a Iris – que estava disfarçada de HR – que sabia dessa troca, todo o resto é pego de surpresa, e fica triste pelo HR, mas feliz pela Iris. Só quem fica mais abalada mesmo é a Tracy, que o HR chega até mesmo a dizer que ama, gente, vocês nem se conhecem há tanto tempo, não é pra tanto. Tracy fica bem chateada e me pergunto se ela vai continuar na série agora. Vai ver ela vai ser o novo Wells.

Tá, Iris está viva, e agora? E agora que aparentemente o Savitar vai desaparecer “daqui algumas horas”. Só quero comentar que ODEIO essa inconsistência, como assim quando o Eddie se matou, o Thawne imediatamente desapareceu, quando o Barry ia se matar para impedir o Savitar não ia funcionar, mas quando a Iris não morre, Savitar vai desaparecer depois de um tempo. Ou uma coisa funciona ou não, parem de mudar a regra de acordo com a própria vontade, que raiva. Eu sei que é ficção científica, mas dento do universo isso é para ser uma ciência exata, exata vem de EXATIDÃO, palavra que esses escritores precisam aprender o significado.

Mas vamos lá, Savitar resolve ir para o plano B dele agora que o plano A não deu certo: virar deus. Olha, se você veio aqui procurando uma explicação para isso, não está com sorte, porque não entendi nada. Se você entendeu e quer explicar, fique à vontade. Ele quer fazer alguma coisa com ele mesmo para se tornar onipresente, basicamente um deus, e estar em todos lugares ao mesmo tempo. Não entendo como isso funciona. Ele ia controlar o mundo? Como? Ele só iria morrer e virar energia? Como alguém “vira” deus? O que isso envolve?!

Isso não é respondido, só se sabe que esse é o plano B dele, o que nem faz sentido, porque se ele tinha a opção de virar DEUS, por que o plano A dele seria só matar a Iris? Odeio falta de explicação.

the flash finish line


Barry também sabe que faltam algumas horas para Savitar desaparecer, e ele está com Cisco e a Caitlin como prisioneiros, então não pode simplesmente deixar isso de lado e esperar um pouco. É então que ele resolve surpreender e fazer o que ninguém espera: oferecer para ajudar Savitar. O problema é ninguém espera porque isso é super idiota.

Ele encontra Savitar – que está recebendo essas novas lembranças do Barry – e se oferece para ajuda-lo, levando-o para o STAR Labs. Achei bem ridículo que eles fizeram com que Iris ficasse de cara com ele e ainda agisse toda fofa, tentando empatizar com esse novo Barry. Gente, ele acabou de tentar ASSASSINÁ-LA, para que ela ficaria tentando fazê-lo se sentir melhor? Eu sei que ele tem a cara do Barry, mas mesmo assim, nem a melhor pessoa agiria assim, irrealista e sem noção.

Mais sem noção ainda é passar a temporada inteira tentando impedir alguém e aí resolver que vão perdoar e ficar tudo de boas.

Confesso que estava irritada com a presença do Savitar e nem entendi o que aconteceu quando ele se revoltou, e não estava interessada o suficiente para voltar um pouco e rever a cena para descobrir. Mas o importante é que em algum momento, ele se revolta, percebe que nunca vai ter o que quer, que vai continuar sendo excluído ou sei lá e aí muda de lado de novo. Quem liga? Os momentos em que Savitar ficou andando com o Team Flash como se fosse certo me deixaram irritada demais, não se passou nem um dia!!! Nada contra vilões voltarem e trabalharem juntos (ver: Snart), mas desse jeito aí já é demais.

Ele volta, pega o que o Cisco estava consertando que o transformaria em deus e com a ajuda de Killer Frost fica pronto para concluir seu plano. Mas óbvio que Cisco alterou algo, então logo dá errado e ao invés de tornar Savitar um deus, o que faz é trazer o Henry – que tinha até esquecido que estava preso – de volta. Barry aparece, todos eles lutam e tal, Barry consegue combater Savitar até bem facilmente para quem TENTOU FAZER ISSO A TEMPORADA INTEIRA, aí agora de repente ele aprende, aff. Savitar fica falando que se o Barry o matar vai se tornar ele mesmo, então ele vai viver de qualquer forma. Barry resolve que não vai matá-lo, dizendo que “nunca vai se tornar assim”.

Eu pessoalmente achei bem idiota eles trazerem o próprio Barry como vilão e de alguma forma fingir que é algo totalmente separado dele. O legal de fazer isso seria ele mesmo avaliar suas escolhas de vida, sua personalidade, como ele poderia se tornar desse jeito, RECONHECER que tem uma parte dele que é o Savitar mesmo. Mas isso seria esperar de mais da série.

Mas quem acaba derrotando Savitar no final é a própria Iris, que atira nele pelas costas quando ele está indo atacar Barry. É ISSO QUE EU GOSTO DE VER. Se Barry não resolveu a situação sozinho, alguém tem que resolver né.

the flash 3x23


E fica tudo lindo, tudo maravilhoso, Savitar levou um tiro e depois desapareceu, o jornal de 2024 voltou a ter o nome da Iris com o sobrenome do Barry. Cisco estava em perigo mas Cynthia apareceu bem na hora para salvá-lo, dizendo que eles estavam conectados (almas-gêmeas? Quero mais informações sobre essa conexão, hein), então agora os dois estão bem. Julian inventou uma cura para Caitlin, que Cisco entrega para ela, mas na hora que Savitar está o atacando, Caitlin escolhe o lado dela, salvando seus amigos antes mesmo de se curar.

Aí ela aparece no funeral do HR dizendo que não é a Caitlin... Ela está loira e a Caitlin é morena. Basicamente é isso, Caitlin com uma peruca feia, porque sua personalidade voltou a ser a da Caitlin. Amiga, te apresento algo chamado TINTA. Ela resolve que precisa descobrir quem é, já que não tem mais olhos da Killer Frost, tem sentimentos da Caitlin, mas um lado “malzinho” também. Normal. Vai lá, mas pelo amor, achem uma peruca melhor.

Você acha que vai ficar todo bem, mas aí lembra que Flash ama cliffhangers, então claro que não vai. Começa um terremoto louco na cidade, todo mundo fica com medo, aí pronto, eles logo descobrem que é a Força da Velocidade, que pode ter ficado a eternidade inteira bem sem ninguém, mas agora que tiraram Henry lá de dentro ficou um buraco e alguém precisa preenchê-lo. Quem vai preencher? O Barry, óbvio, já que foi ele mesmo quem começou essa confusão. Nada mais justo.

Agora por que ele não simplesmente se dividiu, mandou um duplicado dele para a força e pronto? Não pode fazer isso? Tudo bem, uma parte dele é punida, outra não. Você pode argumentar que foi assim que Savitar surgiu, mas acho mais inteligente do que simplesmente entrar lá e acabou.

É bem bobinho porque não é como se alguém fosse acreditar que o Barry fosse ficar lá pela eternidade. Ele provavelmente vai ser salvo no primeiro episódio da próxima temporada mesmo, drama bem desnecessário. Mais fácil ter deixado ele e Iris serem felizes planejando o casamento.

O Melhor:
+ Iris está viva!
+ Caitlin achando um meio termo. Venho dizendo isso só há um milênio, tchau.
+ Iris matando Savitar
+ HR morto. Sei que era para ser ruim, mas nunca gostei dele.

O Pior:
- Barry resolvendo ajudar Savitar???
- Iris conversando com Savitar como se ele não tivesse passado meses tentando matá-la
- Falta de consistência interna
- Final desnecessário
- Meh. Bem desinteressante como episódio, no geral.


Nota: 7,0

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.


4 comentários:

  1. Foi um episódio estranho. Não pareceu uma Season Finale. Mas foi bem emocionante como um todo e o final, eu gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até achei legal a cena em si do barry indo para a speed force, mas acho que como cliffhanger não tem muito sentido, porque a gente sabe que ele continua sendo o protagonista da série, então vão ter que salvá-lo logo no início, perde um pouco o suspense

      Excluir
  2. Você é bem boazinha com essas notas hein, episódio terrível, explicações pífeas ou inexistentes, MAIS E MAIS erros de lógica, THE FLASH se perdeu nas suas próprias regras, as viagens do tempo e suas leis se perderam totalmente, nada faz mais sentido. Drama IDIOTA do Savitar quase se arrependendo, todo mundo aturando ele, a cena da IRIS com ele é ridícula, única coerência foi a Speed Force Revolts no final, porém como tu dissestes, era só fazer uma cópia e mandar pra lá, um dos piores episódios de série já elaborados, talvez O PIOR SEASON FINALE de todos os tempos. NOTA 2 pra esse episodio, somente pela matadinha interessante que eles deram pra tirar a Iris da morte e por o HR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente foi uma nota maior do que merecia mesmo, 7 pra mim é "média", então foi meu jeito de dizer que foi um episódio mais ou menos. A parte do mais foi só porque a Iris não morreu mesmo, o que devia ter sido o MÍNIMO, mas fiquei tão satisfeita de não ser tão ruim quanto poderia ter que já fiquei feliz haha
      a falta de sentido das regras me irrita muuuito também, parece que os escritores esquecem como que funciona, criam a história, aí alguém vira "mas gente, não tinha tal regra?" e aí eles inventam uma desculpa na hora, mas continua sem fazer sentido.

      Excluir

 
UA-48753576-1